«« Voltar
CINEMA EM FOCO - ANO V
Protocolo do SIGProj:   192461.934.8268.27112014
De:28/02/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  José Alonso Torres Freire
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  GAB/CPAQ - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos das escolas, membros da sociedade em geral, além de universitários de Aquidauana, o contato com o universo do cinema não comercial por meio da projeção nas escolas parceiras da região de abrangência e também 1 sessão no Auditório da UFMS, fora do horário de aulas, de acordo com programação definida por mês. Dessa forma, a equipe de execução do Cinema em Foco - Ano V almeja ultrapassar o simples entretenimento e reforçar o debate, a reflexão e a crítica sobre diversos aspectos da vida e da sociedade, representados pela linguagem do cinema, inclusive seu rico diálogo com várias literaturas, o que o torna multidisciplinar. Serão apresentados filmes de diversos gêneros e nacionalidades, privilegiando grandes diretores e obras significativas, visando especificamente um público em formação e que não tem contato usual com o cinema de qualidade. Com a alteração na LDB (Lei 13.006), com o acréscimo do 8o parágrafo ao Artigo 26, instituindo a obrigatoriedade da exibição do Cinema Nacional nas escolas, também podemos contribuir neste quesito, já que muitos filmes exibidos e previstos são nacionais. Desde que o projeto começou, no ano de 2011, até o presente ano de 2014, entre os vários filmes apresentados, destacamos obras como “Cinema Paradiso”, 'A vida é Bela', 'Hair', 'Sin City', 'Amelie Poulain', 'A festa de Babete' e 'Tempos Modernos'. Destacamos também os nacionais “Estômago” e 'O Bem Amado'. Após as sessões, os membros da equipe promovem debate entre os estudantes das escolas e comunidade presente.
Palavras-chave
   artes, cinema, cinema de autor, debates
Público-Alvo
  O público-alvo contempla, prioritariamente, estudantes na faixa de 14 anos em diante das escolas públicas e particulares da região de abrangência do projeto, jovens e adultos da comunidade em geral, além de universitários de quaisquer cursos. Como se pôde constatar nas edições anteriores, o público é bastante eclético, sendo composto de adolescentes de escolas do ensino médio até casais residentes nas cidades próximas, indicando a necessidade e o alcance do projeto. Nas especificações do público abaixo, como não há itens para escola.s do fundamental e do secundário, indicamos o público prioritário como 'outro'.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Edelberto Pauli Jr. (Coordenador) e-mail: edelbertopauli@gmail.com Prof. José Alonso Tôrres freire (Colaborador) e-mail: jatfreire@yahoo.com.br
«« Voltar