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ARTEFATOS MATERIAIS DA HISTÓRIA DAS PRÁTICAS CURRICULARES DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM GINÁSIO DO SUL DE MATO GROSSO (1930-1961)
Protocolo do SIGProj:   192370.847.53673.26112014
De:28/02/2014  à  29/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Cecilia Serafim Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A intensa materialidade encontrada na escola, documentos, materiais e objetos tomados até então como dados naturais, portam vestígios capazes de indiciar a história de determinada instituição, assim como práticas curriculares instituídas historicamente, o que lhes confere uma importância nos novos caminhos de investigação em educação, que colocam essas instituições numa posição de centralidade. A busca por esses indícios, nos limites desta proposta de pesquisa, é pautada na perspectiva da cultura material escolar enquanto categoria de análise, por entendermos que essa opera na reconstrução de sinais, indícios e pistas e está vinculada à cultura escolar, por oportunizar a análise das práticas com esses e por meio desses, materializados no/pelo currículo. Para esse exercício pretendemos examinar um conjunto de documentos que atestam a existência de instrumentos científicos pertencentes ao laboratório de Ciências Físicas e Naturais do ginásio do sul de Mato Grosso, assim como livros didáticos e teremos como marcação metodológica de análise a noção de estratégia de Certeau.
Palavras-chave
   Ensino Secundário, Ensino de Ciências, Cultura Material Escolar
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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