«« Voltar
ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO NO SETOR DE CLINICA MÉDICA ADULTO EM UM HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA REGIÃO DOS LAGOS – RJ, BRASIL
Protocolo do SIGProj:   192362.937.201128.20122014
De:31/03/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Érick Igor dos Santos
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  REN - Departamento de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de extensão possui, como objetivo, elaborar Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) voltados para a assistência de enfermagem no setor de clínica médica adulto de um hospital público municipal da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Os protótipos serão elaborados por alunos do 5ª período, inscritos em atividades de Ensino Teórico-Prático no referido setor, após a sua participação em workshop especialmente dedicado à elaboração dos POPs. Após a elaboração conjunta e em sala de aula dos protótipos dos POPs, eles serão encaminhados para apreciação pelos enfermeiros do setor de clínica médica, que deliberarão sobre sua viabilidade técnica. Por último, os POPs revistos serão direcionados à diretoria do serviço de enfermagem do hospital, com o objetivo de endossar o então protótipo, transformando-o em um documento oficial da instituição. A elaboração dos primeiros protótipos ainda em sala de aula será subsidiada por estudos clínicos, experimentais, randomizados, qualitativos e quantitativos publicados nos últimos dez anos sobre cada um dos temas escolhidos, em somatório a outras bibliografias de referência, desde que estejam atualizadas. Espera-se alcançar o aprendizado sobre a estrutura básica e a formatação de POPs de assistência em enfermagem, maior interação entre equipe de enfermagem do setor de clínica médica e os acadêmicos de enfermagem da UFF e contribuir para maior qualificação da assistência de enfermagem. Este projeto de extensão se insere entre as atividades do Laboratório Sobre Enfermagem, Cuidado, Inovação e Organização da Assistência de Enfermagem ao Adulto e ao Idoso (LECIONAI), pertencente à UFF, Campus Rio das Ostras.
Palavras-chave
   Enfermeiras, Cuidados de Enfermagem, Autonomia Profissional, Educação em Enfermagem, Protocolos.
Público-Alvo
  O público-alvo da ação extensionista são alunos do 5º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Rio das Ostras e enfermeiros do Hospital Municipal de Rio das Ostras (HMRO).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Prof. Érick Igor (UFF) E-mail: eigoruff@gmail.com
«« Voltar