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Transformação das Escolas Primárias Completas em Escolas Secundárias e Suas Implicações na Qualidade de Ensino em Moçambique: Caso das Escolas Secundárias de Distrito de Angónia (2009-2013)
Protocolo do SIGProj:   192361.847.221890.30112014
De:06/03/2014  à  06/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Jonas António Francisco
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto pretende analisar as implicações do processo de massificação do ensino em Moçambique na qualidade de ensino que, nos últimos 20 anos, tem sido operacionalizado por mecanismos de transformação ao invés de uma expansão gradual como previa a Política Nacional de Educação (PNE de Moçambique). Um dos marcos recentes deste processo foi a transformação das Escolas Primárias Completas em Escolas Secundárias. A educação em Moçambique atravessou vários períodos de contradições, desde a independência (1975), onde a questão de massificação do ensino tem sido uma temática debatida através de vários documentos tanto de âmbito interno como os resultantes das recomendações dos organismos multilaterais. Na tentativa de universalizar o ensino básico como forma de dar resposta às recomendações advindas da Declaração de Joimteim (1990), do Compromisso de Dacar (2000), dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, eis que o número de graduados do nível básico infartou as vagas existentes no ensino secundário. Para dar vazão a essa demanda, o governo de Moçambique se viu obrigado a adaptar as escolas do ensino básico para lecionarem o nível secundário, mantendo a estrutura, nomeadamente os edifícios e o nível de formação dos professores; uma clara precarização das atividades escolares e intensificação do trabalho docente. É nesta perspectiva que se pretender analisar o impacto desta transformação na qualidade do ensino em Moçambique, a partir do estudo de caso das escolas primárias completas transformadas em secundárias no distrito de Angónia, Província de Tete.
Palavras-chave
   : massificação, transformação, precarização do trabalho docente, qualidade de ensino
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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