«« Voltar
Liga de Dermatologia
Protocolo do SIGProj:   192187.952.2099.14122014
De:31/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Pedro de Freitas Silva Torraca
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAMED - Faculdade de Medicina
Unidade de Origem
  GAB/FAMED - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  A realização de atividades comunitárias durante formação médica é parte integrante do processo de graduação de qualidade, tão preconizado pela Universidade pública. Entre as principais propostas da Liga de Dermatologia (LIDERM) está a participação ativa dos acadêmicos interessados em dermatologia e na promoção da saúde como direito dos cidadãos em instâncias e ambientes de utilização da ciência dermatológica diretamente em prol da comunidade. O projeto destina-se a levar os médicos e acadêmicos para uma ação estadual de promoção da saúde da pele na terceira idade e de combate às principais doenças de pele em qualquer faixa etária. Neste sentido a Liga de Dermatologia destina-se a acadêmicos de medicina e conta com atividades de caráter prático e teórico, todas visando resultados direta ou indiretamente alcançáveis na promoção da saúde na comunidade. A Liga de Dermatologia torna-se relevante, pois proporciona um meio de integração entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com a comunidade na qual a instituição está inserida, especialmente a comunidade idosa, bem como aprofundar os conhecimentos em formas viáveis de promoção da saúde pública, em um projeto de ampla e possível realização ao longo do ano.
Palavras-chave
   Saúde, Comunidade, Terceira Idade
Público-Alvo
  Inicialmente o projeto consiste em promoção e cuidados da saúde da pele em idosos, com ação a ser realizada na comunidade São João Bosco em Campo Grande (MS). O público alvo principal, portanto, consiste em idosos pertencentes a esta instituição. Outras ações do projeto relacionam-se à realização de duas campanhas de combate à hanseníase em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Mato Grosso do Sul, beneficiando crianças e adolescentes de cidades do interior do Estado e uma campanha de combate ao câncer de pele realizada em parceria com o Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Rosa Pedrossian, abrangendo a população de Campo Grande, de qualquer faixa etária, que se dispuser a ser atendida na referida ação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Pelos emails: ufms.liderm@gmail.com; pftorraca@gmail.com; com os acadêmicos Pedro de Freitas Silva Torraca e Larissa Caroline Mansano.
«« Voltar