«« Voltar
Difusão de tecnologia da produção de peixes ornamentais produzidas e comercializadas no estado do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   192117.937.159396.15012015
De:31/03/2015  à  29/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Róberson Sakabe
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMV - Faculdade de Veterinária
Unidade de Origem
  MZO - Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável
Resumo da Ação de Extensão
  Com o objetivo de promover o desenvolvimento da produção de peixes ornamentais no estado do Rio de Janeiro, este projeto de extensão visa traçar um panorama geral desta atividade por meio de visita e entrevista, além de realizar análises macro e microscópicas das principais espécies de peixes produzidas e comercializadas. Será realizado um levantamento dos principais estabelecimentos voltados ao aquarismo para avaliação de questionamentos importantes inerentes a sua produção e comercialização. Serão levantadas informações que incluem: principais espécies de peixes ornamentais produzidas e comercializadas, doenças comumente acometidas, formas de tratamentos utilizados para combater estas enfermidades, além de identificar os pontos críticos de produção, aquisição, manutenção e comercialização destes animais e buscar soluções e aplicações práticas necessárias para o desenvolvimento sustentável deste segmento aquícola. Será realizada a coleta de peixes ornamentais sadios e moribundos destes estabelecimentos para a avaliação do seu estado sanitário. Estes animais adquiridos serão encaminhados ao Laboratório de Aquicultura da Faculdade de Veterinária (UFF) para a realização de avaliações macro e microscópicas, por meio das análises parasitológica, hematológica, microbiológica e histológica, quando houver necessidade. Além disso, trabalho com a população buscando a orientação e a conscientização quanto ao bem estar destes animais e questões ambientais que envolvem este segmento. Assim a partir dos resultados obtidos, será realizada um ciclo de palestras e confecção de cartilha e folders promovendo a difusão de tecnologia para o público alvo, além de buscar o desenvolvimento acadêmico do aluno bolsista interessado na área de aquicultura através deste projeto de extensão.
Palavras-chave
   Aquarofilia, desenvolvimento sustentável, boas práticas de manejo, conscientização ambiental, bem estar animal
Público-Alvo
  Este projeto de extensão tem como público alvo: produtores rurais do estado do Rio de Janeiro, técnicos relacionados as pisciculturas, proprietários de estabelecimentos comerciais que trabalham com peixes ornamentais e mercado consumidor (aquaristas) assim como o meio acadêmico, como docentes, pesquisadores, técnicos, alunos de pós graduação, alunos da graduação da UFF dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Engenharia Agrícola e Ambiental dentre outros e alunos de outras universidades relacionadas à área de Ciências Agrárias e Biológicas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Divulgação direta aos proprietários de estabelecimentos comerciais de peixes ornamentais, funcionários, técnicos, mercado consumidor (aquaristas) e estudantes, assim como ciclo de palestras e confecção de cartilha e folders. Divulgação nos meios científicos através de Revista específica ligada a área e também em Eventos Científicos e anais.
«« Voltar