«« Voltar
Desenvolvimento de Aplicativos e Games Educativos para o Parque Dois Irmãos
Protocolo do SIGProj:   192108.927.98567.02122014
De:04/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  O Parque Dois Irmãos é considerado uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco e proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros. No zoológico também vivem cerca de 600 animais entre aves, répteis e mamíferos distribuídos em 120 espécies, tanto nativas do Brasil quanto exóticas. Zoológicos alcançam milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria delas vivendo em áreas urbanas e tendo pouco ou nenhum contato com a natureza. Essas pessoas vêm para o zoológico por ter interesse em animais. O zoológico, por sua vez, tem o papel de melhorar o entendimento do público acerca dos animais e sua conservação. Jogos educativos e aplicativos móveis podem prover uma maneira divertida e envolvente de atrair e reter visitantes para o zoológico. Além disso, o uso da internet e de aplicativos móveis está cada vez mais presente do cotidiano das pessoas. Cada vez mais aplicações na web e aplicativos móveis são usados como uma ferramenta de suporte ao ensino na medida em que se tornam elementos facilitadores na prática de ensino. O objetivo do projeto é explorar o uso da web e de aplicativos móveis para investigar novas formas de ensino e divulgação sobre os animais do Parque. Na universidade, este projeto tem como meta a articulação entre o DEINFO e o Departamento de Biologia. O projeto também é uma parceria entre a UFRPE e o Parque Dois Irmãos.
Palavras-chave
   Tecnologia de Informação e Comunicação, Mapa Digital Interativo, Aplicativos Móveis, Zoológico, QR Code
Público-Alvo
  O público alvo envolve: 1) docentes executores e coordenadores das ações do projeto; 2) discentes da UFRPE colaboradores do projeto; 3) funcionários, técnicos e gestores do Parque Estadual Dois Irmãos; 4) alunos de escolas públicas e particulares que visitam o Parque; 5) visitantes do Parque em geral
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar