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APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA
Protocolo do SIGProj:   192020.847.197325.28112014
De:31/07/2013  à  27/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Jussara Linhares Granemann
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGEL/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto objetiva evidenciar a importância da Libras enquanto L1 no transcorrer da aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita enquanto L2 durante o processo de letramento de alunos surdos, observando os estágios de interlíngua vivenciados por estes no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua, partindo do princípio que a competência em L2 percorre uma sucessão lógica de ideias e pensamentos independentemente do gênero, da língua ou da modalidade utilizada. Nesse contexto, o surdo utiliza a Libras enquanto L1 e a Língua Portuguesa na modalidade escrita enquanto L2, esse processo não acontece de forma simples e natural. Assim sendo, para que aprenda a Língua Portuguesa, como L2, implica aprender uma nova língua tal qual um estrangeiro. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva de aprendizagem de uma nova língua, e tal percurso é analisado em estágios de interlíngua, fundamentando-se em autores como: Bakhtin (2007), Bentes (2007), Brochado (2003), Chan-Viana (2006), Fernandes (2006), Guarinello (2007), Quadros (1997, 2005 e 2011), Quadros e Schmiedt (2006), Soares (2000, 2004 e 2007) entre outros.
Palavras-chave
   Libras, Língua Portuguesa, Aprendizagem, Interlíngua, Letramento
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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