«« Voltar
Desenvolvimento de Aplicativos e Games Educativos para o Centro Histórico de Olinda
Protocolo do SIGProj:   191977.927.98567.02122014
De:04/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  O centro histórico de Olinda é uma região recheada de histórias, tradição e foi palco de eventos fundamentais para o entendimento do que levou Pernambuco e o Brasil a se tornarem o que são hoje. O local foi declarado como Monumento Nacional e Patrimônio Mundial pela UNESCO, dada sua importância histórica e riqueza cultural. O centro histórico atrai anualmente uma quantidade significativa de turistas e alunos de escolas buscando: i) conhecer a beleza de suas construções dos séculos passados; ii) se deslumbrar com a vista do mar proporcionada pela localização privilegiada da cidade; iii) consumir produtos de artesanato; iv) conhecer a sua história. A disciplina de história é frequentemente associada com o antigo e estático em termos de ensino e aprendizado. O objetivo desse projeto é investigar como o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser usadas como ferramentas para o ensino de história. As TICs podem fornecer uma maneira divertida e interativa para o ensino de história. O objetivo principal desse projeto é produzir jogos educativos e aplicativos relacionadas ao Centro Histórico de Olinda como forma de atender a demanda social de divulgação e valorização deste patrimônio histórico. Na universidade, este projeto tem como meta a articulação entre o Departamento de Informática e Estatística, o Departamento de Educação e o Programa de Pós-Graduação em História.
Palavras-chave
   Tecnologia de Informação e Comunicação, m-learning, Aplicativos Móveis, Cidade Histórica de Olinda, QR Code
Público-Alvo
  1) Docentes e Discentes do Departamento de Estatística e Informática, do Departamento de Educação e História 2) Alunos de escolas que visitam o Centro Histórico de Olinda 3) Escolas do Entorno do Centro Histórico de Olinda 4) Turista 5) Estudantes em geral (no estudo da História de Olinda e do Brasil) 6) Público geral
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar