«« Voltar
Vivências na natureza, produção e contação de estórias das aves do Pantanal: estratégia pedagógica para o ensino de ciências naturais e educação ambiental
Protocolo do SIGProj:   191948.847.219467.28112014
De:29/11/2014  à  10/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Mayra Lopes Nogueira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de pesquisa objetiva investigar as contribuições para a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da “Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e extensões” de Corumbá, MS, proporcionadas por atividades de vivências na natureza, produção e contação de estórias inéditas sobre aves pantaneiras, no âmbito do ensino de ciências naturais e educação ambiental. As atividades serão desenvolvidas com aproximadamente 20 (vinte) alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental da referida escola, sendo analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Um diálogo informal com os alunos dará inicio aos procedimentos metológicos, a partir do qual, será observado o nível de conhecimento e aprendizagem antes das intervenções propostas neste trabalho, baseando-se no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. As vivências na natureza consistirão de saídas a campo para observação das aves e realização de trilhas. A partir de momentos dialógicos voltados para a contextualização e problematização da realidade socioambiental local e das experiências vivenciadas nas atividades de observação de aves e de trilhas interpretativas, serão elaboradas e contadas estórias inéditas, originais e criadas pelos alunos sobre algumas espécies de aves do Pantanal, sendo este o instrumento avaliador de todas as demais ações do projeto. Espera-se que os alunos conheçam a biodiversidade da região que habitam e possam melhor compreender as interações que a compõem. Pretende-se, com essa proposta, contribuir para a valorização socioambiental no Pantanal e que o grupo envolvido possa ser educado ambientalmente e aprimorar a aprendizagem quanto ao ensino de ciências naturais.
Palavras-chave
   educação ambiental, ensino de ciências, Pantanal, avifauna.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar