«« Voltar
A FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO E USO DE SOFTWARE CONTENDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA FOTOSSÍNTESE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Protocolo do SIGProj:   191919.847.214031.25112014
De:04/03/2015  à  30/04/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Daiane Nascimento de Souza Lucietto
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  A presente pesquisa propõe investigar a contribuição na formação docente através da elaboração e uso de um software sobre a temática fotossíntese para alunos do ensino médio. Pesquisas sobre o ensino e aprendizagem da temática Fotossíntese apontam dificuldades na compreensão dos alunos sobre o fenômeno fotossintético. Entende-se que a formação continuada de professores ocupa papel preponderante no sentido de busca de novos caminhos alternativos. O caminho proposto por esta pesquisa é do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente, produção e uso de software acerca da temática fotossíntese para alunos do ensino médio de uma escola pública. O uso de recursos multimídia oferecem múltiplas formas de representação do conhecimento e podem em muito auxiliar na aprendizagem dos alunos. A pesquisa realizada é de base qualitativa. Serão realizados encontros entre o pesquisador e os professores de Biologia para construção de uma sequência didática sobre o conteúdo fotossíntese, baseando-se nas premissas de uma pesquisa colaborativa. Tais momentos serão gravados e, em seguida, analisados através do método Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Por fim, a sequência didática será inserida em um software educacional, seguindo os referenciais da Transposição Didática e Informática.
Palavras-chave
   Formação docente, Fotossíntese, Sequência Didática, Software
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar