«« Voltar
Túnel das Sensações: uma estratégia para conscientização e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
Protocolo do SIGProj:   191890.934.80435.29112014
De:28/02/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Soraya Solon
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  GAB/CCBS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Estudos realizados pelo Ministério da Saúde destacam grande vulnerabilidade à infecção pelo HIV entre adolescentes, especialmente, meninas, e evidenciam uma elevada ocorrência de casos de gravidez. Uma vez identificado esse panorama, o Governo Federal elaborou o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) que, atualmente, é uma das ações do Programa Saúde nas Escolas (PSE). O Túnel das Sensações é uma ferramenta estimulada pela Coordenação Municipal do SPE (DST/Aids/SESAU) como ação de promoção da saúde em escolas públicas e eventos municipais. Por atuarem junto ao SPE, o grupo de Extensão Universitária no Programa Saúde na Escola (PSE) e do PET Saúde Vigilância, ambos da UFMS, trabalham com o túnel há 2 anos. É utilizado para conscientização quanto ao uso do preservativo para diminuir os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada, sendo uma ação do componente 2 do PSE. Tem como foco jovens de 10 a 24 anos, em um exercício de caráter dinâmico, sensitivo e lúdico o que permite o acesso dos jovens as informações adequadas quanto ao uso do preservativo. Assim, esse projeto objetiva fortalecer a ação educativa do túnel das sensações atuando com o SPE municipal.
Palavras-chave
   Educação em Saúde, Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Saúde Pública.
Público-Alvo
  Estimamos que 100 pessoas passarão pelo túnel em cada ação. Nesse sentido, o projeto deverá atingir 2000 adolescentes/adultos. - 2 ações ao mês durante 10 meses; 100 pessoas por ação; totalizando 2.000 pessoas. - serão priorizadas escolas públicas pactuadas com o PSE e onde o SPE é realizado. - 8 ações em escolas estaduais + 8 ações em escolas municipais + 4 ações em eventos do setor DST/Aids, SESAU.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Professora Soraya Solon, sorayasolon@gmail.com
«« Voltar