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Análise Fonotática na produção escrita de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental: distinção entre sons vozeados e desvozeados
Protocolo do SIGProj:   191863.847.197738.29112014
De:21/08/2013  à  29/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Cristina do Nascimento
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Na produção textual de alunos do Ensino Fundamental, verificam-se vários tipos de erros, dentre os quais a troca de fonemas. Esse tipo de erro é comum no período de alfabetização, mas torna-se preocupante nas produções de alunos do 6.º ao 9.º ano, ao confundirem, na escrita, a representação de fonemas vozeados e não vozeados, pois esse fato acusa que o aluno ainda não domina princípios básicos da língua escrita. Assim, este trabalho pretende, pela análise das produções textuais dos educandos do 6.º ano, elencar as dificuldades de representação gráfica de fonemas vozeados e não vozeados, averiguar os possíveis motivos de tais dificuldades, identificar quais habilidades são necessárias para fazer as distinções e propor intervenções por meio de sequências didáticas, a fim de propiciar ao aluno a aquisição de autonomia para distinguir esses fonemas e representá-los corretamente na escrita. A fundamentação teórica baseia-se em estudos de Bortoni-Ricardo (2006), Oliveira e Nascimento (1990), Silva (2001) e Zorzi (1998). Espera-se elaborar estratégias de intervenção para sanar as dificuldades dos alunos do 6.º ano em representar graficamente fonemas vozeados e não vozeados.
Palavras-chave
   Fonologia, fonemas, grafemas, produção escrita, sequência didática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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