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A LEITURA LUIZ VILELA E AS PRÁTICAS DE ENSINO
Protocolo do SIGProj:   191857.847.197869.25112014
De:17/08/2013  à  29/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Karina Torres Machado
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem por objetivo verificar alternativas metodológicas que possam contribuir para o ensino de literatura, nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que sua prática encontra-se defasada e arraigada em práxis descontextualizada, aquém de uma análise pautada no e pelo texto. Pretendemos repensar as práticas que envolvem os textos literários e elaborar propostas que flexibilizem o currículo. Em essência, buscamos verificar se os métodos elaborados por Bordini e Aguiar, no livro: Literatura: a formação do leitor — alternativas metodológicas, de 1993, constituem-se ferramentas válidas para a formação de leitores no atual sistema educacional brasileiro, no segundo decênio do terceiro milênio. Como corpus privilegiado, valemo-nos da obra de Luiz Vilela. A partir dos contos de Vilela inclusos em antologias destinadas ao público infanto-juvenil, formamos a base literária para estudo dos métodos propostos por Bordini e Aguiar. Nosso procedimento metodológico é o de ir além do currículo oficial do Estado de São Paulo, que enfoca os gêneros textuais em detrimento do texto literário.
Palavras-chave
   Alternativas metodológicas, Formação de leitores, Literatura Brasileira
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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