«« Voltar
LETRAMENTO EM SALA DE AULA: RELATO DE UMA PRÁTICA
Protocolo do SIGProj:   191792.847.43665.29112014
De:31/01/2014  à  29/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Paloma Bispo de Angelis
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa investiga como a utilização e o diálogo entre as linguagens multimodais podem favorecer o desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula. Com a constante presença de tecnologias nas escolas, é necessário integrar às práticas cotidianas novas metodologias que envolvam as multimodalidades como suporte para a compreensão do gênero textual. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como a utilização e o diálogo entre as linguagens multimodais podem favorecer o desenvolvimento de práticas adequadas de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa, promovendo a inserção de vivências particulares de alunos residentes em assentamentos. Partimos do embasamento teórico das obras de Antunes (2010), Cavalcante (2013), Koch (2009) e Neves (2000), em que foram analisados marcadores coesivos e aspectos da coerência textual. O procedimento metodológico contou com o desenvolvimento de uma pesquisa-ação, realizada no nono ano do período vespertino em uma escola pública do município de Anaurilândia / MS. A primeira fase da pesquisa ocorreu com a análise dos textos produzidos pelos alunos sem o apoio do letramento. Constatou-se que não há fuga da estrutura e progressão temática, há ocorrência de recursos estilísticos, marcadores coesivos e manutenção da coerência do texto, e, além disso, observam-se marcas de criatividade e de ideologias. Em seguida, na fase 2, será aplicada uma sequência didática que trabalhará o gênero textual poema, integrando imagens, vídeos, músicas, a partir de tema adolescência, observando se os mesmos demonstram compreensão e adequação com relação à coesão, às estruturas e elementos textuais do gênero textual discutido.
Palavras-chave
   Linguística Textual, Leitura e Escrita, gênero textual, linguagens multimodais.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar