«« Voltar
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE COMO INCENTIVO AO INGRESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS DO SEXO FEMININO NOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA
Protocolo do SIGProj:   191725.955.217262.15032015
De:30/04/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Silmara Bispo dos Santos
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICAT/CUR - Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas / CUR
Unidade de Origem
  CENGMECANICA/CUR - Curso de Engenharia Mecânica/CUR
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto vem sendo desenvolvido junto aos estudantes da Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha e tem como objetivo principal proporcionar um aumento no número de ingressantes do sexo feminino bem como a permanência e formação destas nos cursos de Engenharia Mecânica. Para isso diversas atividades tem sido propostas à comunidade escolar em horários de contra-turno. Palestras tem sido dadas na escola com o intuito de despertar o interesse das estudantes a partir do conhecimento sobre o curso e o mercado de trabalho, bem como renda salarial do profissional após a formação. Além disso, palestras envolvendo temas como tecnologia, inovação e sustentabilidade são alguns dos principais temas a serem também abordados no projeto. Com estas palestras espera-se esclarecer o quanto tem sido importante a atividade desta profissão para a modernização de diferentes sistemas hoje em dia disponíveis (ex. Sistemas de comunicação, transporte, energia entre outros) e fundamentais à vida da sociedade moderna. Também serão disponibilizadas aulas de reforço escolar ás estudantes de ensino médio buscando sempre associar os conteúdos vistos pelas estudantes com fenômenos observados no dia a dia. Além das palestras e das aulas de reforço, serão realizadas atividades práticas de construção de protótipos de sistemas de conversão de energia para aproveitamento de duas fontes renováveis importantes, um gerador eólico didático e um aquecedor solar de água. Ambos os equipamentos serão construídos com materiais de baixo custo e quando possível materiais de descarte.
Palavras-chave
   Energia Renovável, Tecnologia, Sustentabilidade, meio ambiente
Público-Alvo
  O Público-Alvo a ser atingido inclui estudantes e pais de estudantes de ensino médio, professores e gestores da instituição de execução do projeto bem como de outros colégios que possam vir a aderir as ações divulgadas pelo projeto. Este público direta ou indiretamente estará recebendo informações e ensinamentos através de palestras e atividades práticas sobre a importância do desenvolvimento e uso de tecnologias sustentáveis tanto para a geração de energia como para a racionalização de energia. Além disso espera-se que direta ou indiretamente, este público possa receber recomendações sobre a importância das ações sustentáveis como a separação e reaproveitamento de material residual que poderia ser descartado de forma inadequada no meio ambiente que podem ser aplicadas no dia a dia de cada um. Entende-se como receptores diretos destas informações, os alunos e professores presentes nas palestras e aulas práticas realizadas no decorrer da vigência do Projeto. Entende-se como receptores indiretos, os pais e outros familiares de alunos que de forma indireta recebem no dia a dia, parte das informações e experiências vivenciadas pelos estudantes. As palestras deverão ser realizadas na escola, para todos os estudantes do ensino médio, o que abrange um público estimado de 462 pessoas, não sendo para isto necessária a restrição de número de vagas. Quanto às atividades práticas de construção de tecnologias, será necessário a restrição em número de 15 pessoas a serem inscritas previamente ao início das atividades. Esta restrição será colocada, uma vez que o número de bolsistas e de professores participantes da ação não seria suficiente para a orientação adequada de um número maior de estudantes. Projetos futuros serão implementados de maneira a atender um público maior nas práticas, incluindo outros colégios e a construção de outras tecnologias e envolvendo os temas meio ambiente e sustentabilidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha
«« Voltar