«« Voltar
A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NO DISCURSO DO PROFESSOR: IDENTIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS.
Protocolo do SIGProj:   191627.847.13649.25112014
De:04/08/2013  à  04/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Solange Almeida de Medeiros
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGEL/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Resumo da Ação de Extensão
  A indisciplina é vista por Foucault a partir da sua relação com o poder. O poder disciplinar aplicado nas instituições modernas (dentre elas a escola) gera o que chamamos de indisciplina. Essa instituição, que opera com mecanismos de controle social, tem cristalizado, em sua memória, um modelo de aluno ideal: passivo e silencioso. Mas o aluno atual difere em muito desse aluno idealizado. Com o avanço das tecnologias, o aluno se sente desmotivado ao se deparar, na escola, com atividades rotineiras, enquanto que, fora da instituição, encontra estímulos muito mais atraentes com as novas tecnologias de informação. Nesse cenário o sujeito professor, que até então se via como o detentor do saber, entra em crise de identidade. Diante disso, este projeto tem por objetivo realizar uma análise das representações de indisciplina presentes nos discursos de professores de ensino básico. Para tanto, recorreremos aos conceitos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa e, numa visão transdisciplinar, à metodologia foucaultiana de análise, a arqueogenealogia. A AD nos permite identificar as construções ideológicas nos discursos materializados em textos. A arqueogenealogia de Foucault nos permite questionar as verdades e descobrir os efeitos de poder expressos nos discursos. Nossa metodologia estará centrada em duas fases: a primeira, com uma revisão bibliográfica; e a segunda, na seleção e análise do corpus coletado através da aplicação de questionários relativos à indisciplina. Trabalhamos com a hipótese de que a estrutura escolar e o corpo docente não estão acompanhando as mudanças necessárias para atender aos alunos da atualidade.
Palavras-chave
   Indisciplina, Identidade, Novas Tecnologias
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar