«« Voltar
Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado - 2015
Protocolo do SIGProj:   191572.934.5530.28112014
De:28/02/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ieda Maria Bortolotto
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  GAB/CCBS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo desta proposta é dar continuidade às ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão realizado pela UFMS em parceria com as ONGs ECOA e CEPPEC desde 2006, em comunidades rurais localizadas no Mato Grosso do Sul. As atividades estão relacionadas à melhoria de qualidade de vida dos moradores, aumento de renda, conservação da vegetação nativa, segurança alimentar e desenvolvimento rural. As atividades serão realizadas com jovens e adultos de quatro municípios com inclusão de professores, funcionários e estudantes de escolas públicas inseridas nas comunidades. Serão feitas oficinas sobre uso e conservação de recursos naturais, buscando associar o saber local ao saber científico; boas práticas de manipulação de alimentos, confecção de farinhas e conservas (com ênfase no valor nutricional); produção de mudas, boas práticas de coleta, conservação e processamento de frutos nativos e comercialização. Esta ação inclui a distribuição às comunidades envolvidas no Programa de um livro de receitas e de cartilhas contextualizadas ao Cerrado e ao Pantanal (produzidos pela equipe do projeto), contendo as informações abordadas nas oficinas. Como a ação vem sendo desenvolvida com inclusão de novas comunidades a cada ano, elas encontram-se em estágios diferentes, necessitando de enfoques adequados na metodologia de ação, que atenda comunidades que ainda estão sendo sensibilizadas, até aquelas que já estão na fase de comercialização e produção de mudas. Será oferecido na UFMS um curso de extensão para treinamento de acadêmicos de graduação e comunidade em geral sobre os temas abordados no Programa. Posteriormente, os mesmos repassarão os conhecimentos aos envolvidos no projeto.
Palavras-chave
   Assentamento rural, comunidade ribeirinha, pequenos produtores, segurança alimentar
Público-Alvo
  Irão participar das atividades previstas os moradores das comunidades (locais, tradicionais e quilombolas) envolvidas no projeto, ou seja: donas de casa, pescadores, isqueiros, agricultores familiares e outros profissionais. Nas atividades desenvolvidas nas escolas, poderão participar todos os estudantes, funcionários (inclusive merendeiras) e professores inscritos, desde que autorizados pela direção. O curso de extensão será oferecido a todos os bolsistas do programa, aos colaboradores em geral e à comunidade externa à Universidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   IEDA MARIA BORTOLOTTO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Cidade Universitária - Caixa Postal 549 79070-900 - Campo Grande - Mato Grosso do Sul iedamaria.bortolotto@gmail.com 0 (67) 33457754
«« Voltar