«« Voltar
PRODUÇÃO ESCRITA: DESAFIOS DA CORREÇÃO – FOCO NA GRAMÁTICA TRADICIONAL?
Protocolo do SIGProj:   191541.847.197741.29112014
De:19/01/2014  à  30/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Roberto Zampiere Junior
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  A partir da pesquisa-ação a ser realizada em escolas da Rede Estadual de São Paulo – na qual sou professor efetivo de Língua Portuguesa – em turmas do ensino fundamental em que leciono, procuraremos analisar como a correção das produções textuais pode auxiliar no desenvolvimento das competências discursivas dos educandos, melhorando seus textos e o entendimento dos fatos da língua que interferem na compreensão/produção de um texto, atentando que atrelado a um problema de produção está um problema de leitura, observando também como é possível subverter a exclusão pela mediação do trabalho com a produção de texto (SILVA, 2006). Enfocaremos os tipos de correções mais usuais: indicativa, resolutiva, classificatória, textual-interativa (RUIZ, 2013); e seus efeitos na refacção das produções textuais dos educandos, com foco na correção textual-interativa, que possibilita uma reflexão linguística por parte dos discentes no momento da revisão de seus próprios textos, proporcionando-lhes autonomia e atuação crítica sobre suas produções e suas leituras.
Palavras-chave
   Produção Textual, Linguística Aplicada, Correção Textual-Interativa
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar