«« Voltar
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DOCENTE E DISCENTE SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: MULTIMODALIDADES E LETRAMENTOS CRÍTICOS
Protocolo do SIGProj:   191414.847.217299.24112014
De:15/08/2013  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Fernanda Belarmino de Santana
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGEL/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Resumo da Ação de Extensão
  As transformações decorrentes do avanço tecnológico e do processo de globalização evidenciam diferentes modos de representação e de construção de sentido nas diversas áreas do conhecimento. Nesses meios emergem novas/outras visões de mundo lançando mão de diversos modos semióticos que, de forma combinada, compõem os textos multimodais (KRESS, 2000, 2003, 2010). Diante de tamanhas complexidades, é notória a importância de estudos sobre questões de linguagens e da noção de construção de sentido no contexto educacional com teorias voltadas para a problematização de questões sociais, políticas, ideológicas e nas relações de poder, conforme advogam os letramentos críticos (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MONTE MÓR, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011). Para tratar dessas questões, adoto a perspectiva metodológica qualitativa-interpretativa de natureza etnográfica (GEERTZ, 1989) no contexto de ensino de língua inglesa com alunos da disciplina de Prática de Ensino em uma universidade pública de Campo Grande-MS. Desse modo, proponho investigar o processo de construção de sentidos dos meus alunos-participantes a partir de atividades que evidenciam o caráter multimodal da linguagem em meio às multiplicidades culturais, questões sociais, locais e globais na configuração emergente. Colocando-me como professora-pesquisadora, também proponho investigar minha construção de sentido na relação intersubjetiva com meus alunos pelo exercício da auto-observação e autocrítica (TAKAKI, 2011).
Palavras-chave
   multimodalidades, letramentos críticos, prática de ensino
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar