«« Voltar
Inclusão Digital a partir da TV Digital Interativa Utilizando Dados Abertos
Protocolo do SIGProj:   191331.927.209079.27112014
De:04/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Douglas Véras e Silva
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  Inicialmente, serão obtidas aplicações desenvolvidas por terceiros (estudantes/pesquisadores da UFRPE e demais instituições de ensino, além de aplicações disponíveis em portais de aplicativos para TVD: CPqD, ClubeNCL, etc.), voltadas para a inclusão digital, ou seja, aplicações simples e intuitivas que tragam serviços básicos à comunidade, como por exemplo: cursos (educação); marcação de consultas médicas (saúde); informações sobre benefícios do “Bolsa Família” (social); informações sobre eventos e pontos turísticos (lazer); entre outras. Além disso, serão desenvolvidas aplicações voltadas para educação, pelo aluno bolsista e eventuais alunos voluntários, membros do projeto, conforme necessidade da comunidade. Após a obtenção dessas aplicações através de terceiros e desenvolvimento de aplicações (a cada 6 meses), serão realizadas chamadas, aberta a grupos comunitários de Recife, para realização da ação de inclusão digital, onde os instrutores irão dar guiar as pessoas da comunidade no uso das aplicações transmitidas para os aparelhos de TVDi. Esse treinamento iniciará pela abordagem de conceitos expostos em uma palestra geral para todos os participantes e continuará com a utilização (imersão) das aplicações pelos próprios participantes, em diferentes sessões.
Palavras-chave
   Inclusão Digital, Inclusão Social, TV Digital Interativa, Dados Abertos, Ginga
Público-Alvo
  O projeto de extensão proposto fez uma parceria com o projeto vincular (http://projetovincular.com.br/) para a determinação do público alvo. Este projeto é uma ONG que trabalha com comunidades carentes e busca de alguma forma transformar a realidade delas. Atualmente o projeto esta atuando numa comunidade que se localiza perto do parque Santana, casa forte. Esta comunidade possui 100 pessoas de baixa renda de todas as idades. O projeto proposto vai ser parceiro do projeto Vincular, desta forma tudo o que for desenvolvido no projeto vai ser aplicado, a princípio na comunidade Santana, podendo ser estendido depois para outras comunidades atendidas pelo projeto Vincular ou não.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Parceria com o projeto vincular que já possui atividades semanais na comunidade que vamos aplicar o projeto. Eles serão responsáveis pela divulgação do projeto na comunidade e depois a propagação dos resultados na mídia.
«« Voltar