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As Operações de Adição e Subtração dos Números Inteiros em Livros Didáticos do 7o Ano do Ensino Fundamental
Protocolo do SIGProj:   191255.847.211136.29112014
De:30/11/2014  à  30/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Kleber Ramos Goncalves
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa de mestrado vem sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seu principal objetivo é caracterizar o ensino das operações de Adição e Subtração, no Conjunto dos Números Inteiros, em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2014. Para as análises utilizaremos como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático (TAD) que nos permitirá mapear as propostas de ensino do conteúdo investigado. Para tal, analisaremos as Organizações Matemáticas e as Organizações Didáticas dos referidos livros, oportunizando modelar tais praxeologias adotadas pelos autores. Dessa forma, delinearemos o ensino das operações de adição e subtração dos Inteiros, exemplificando o uso da TAD na análise de livros didáticos e, consequentemente teremos uma modelagem das atividades matemáticas.
Palavras-chave
   Teoria Antropológica do Didático, Análise de Livros Didáticos, Números Inteiros.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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