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Um estudo do discurso do livro didático no ensino da língua portuguesa: representações do outro
Protocolo do SIGProj:   191233.847.192779.19112014
De:04/08/2013  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Alexandre Rodrigues Lobo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGEL/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho visa problematiza os dizeres sobre o livro didático enquanto instrumento de apoio aos professores no ensino de línguas e o advento das novas tecnologias. A preocupação com os livros didáticos em nível oficial, no Brasil, se inicia com a Legislação do Livro Didático, criada em 1938 pelo Decreto–Lei 1006. Nesse período o livro era considerado uma ferramenta da educação política e ideológica, sendo caracterizado o Estado como censor no uso desse material didático. Os professores faziam as escolhas dos livros a partir de uma lista pré–determinada na base dessa regulamentação legal, Art. 208, Inciso VII da Constituição Federal do Brasil, em que fica definido que o Livro Didático e o Dicionário da Língua Portuguesa são um direito constitucional do educador brasileiro. Consideramos que as relações de saber/poder/sujeito presentes no livro didático de língua portuguesa reforçam o discurso mediado pelas Novas Tecnologias, cujas “práticas de si”são a pirâmide central, impondo ao sujeito a angústia pela incompletude, por ser diferente ao portar o conhecimento vindo de manuais didáticos. O sujeito vivencia o silenciamento ao “saber ouvir e cumprir normas”, cujos alicerces são parte do processo da globalização, o que reforça as relações de poder apresentadas no enfoque pedagógico vigente no século XXI, em especial em programas nacionais como o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) do MEC.
Palavras-chave
   Livro didático, professor, língua portuguesa, novas tecnologias
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
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