«« Voltar
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Protocolo do SIGProj:   191151.847.214048.23112014
De:08/08/2014  à  29/05/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Alessandra Ferreira Beker Daher
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da formação continuada, centrada na elaboração e utilização de sequência didática com atividades experimentais investigativas, no fazer pedagógico de professor pedagogo e de laboratório de Ciências, no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa proposta está baseada na necessidade de discutir com os professores a abordagem investigativa da Atividade Experimental no ensino de Ciências com os alunos dos anos iniciais. A presente pesquisa tem como referencial a formação do professor reflexivo, tendo como metodologia uma abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa colaborativa, com a finalidade de promover momentos de reflexão sobre a prática pedagógica dos professores participantes, no desenvolvimento das atividades experimentais. No decorrer da formação colaborativa, os professores colaboradores deverão elaborar uma sequência didática contendo Atividade Experimental Investigativa a ser utilizada no laboratório de ciências e na sala de aula com alunos dos anos iniciais da REME. Espera-se que por meio da formação e com a elaboração das sequências didáticas os professores envolvidos consigam refletir sobre seu fazer pedagógico em relação à Atividade Experimentai Investigativa e a contribuição dessa metodologia no ensino de ciências.
Palavras-chave
   Formação de professores, Atividade Experimental Investigativa, Ensino de Ciências
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar