«« Voltar
Projeto APROXIMA - Transferencia de conhecimento pela aproximação entre a graduação em arquitetura e urbanismo e a sociedade civil de baixa renda, através da criação do EMAU e do Canteiro Experimental Integrado da FAU - UFRJ. (Cópia) 09-11-2013 (Cópia) 10-01-2014 (Cópia) 17-11-2014
Protocolo do SIGProj:   191109.924.128675.21112014
De:16/12/2014  à  16/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Paula Gonçalves Lysandro de Albernaz
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FAU - Faculade de Arquitetura e Urbanismo
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa construir respostas à demanda de entidades comunitárias organizadas que buscam apoio técnico e político na universidade para canalizar reivindicações ao poder público. Trata também da oportunidade de colocar alunos de graduação do curso de arquitetura e urbanismo em contato com problemas encontrados em favelas, onde vivem 20% da população do Rio de Janeiro, exercitando a cidadania, sob orientação por parte do corpo docente da FAU/UFRJ. Se propõe ainda apoiar a consolidação do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (EMAU-UFRJ), iniciativa estudantil vinculada às diretrizes da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), voltada à prática projetual comprometida com a sociedade, especialmente das populações de baixa renda. O fóco da atuação é a realização de obras urbanísticas/ paisagísticas em área coletiva, com possível execução de obras construtivas de pequeno porte, preferencialmente no espaço coletivo, que venham a ser utilizadas como modelo, enfatizando a troca de saberes relativos a processos construtivos e o seu rebatimento na produção habitacional e da cidade, proveniente do conhecimento acadêmico e das práticas profissionais ou não profissionais na execução de obras, em benefício de residentes em favelas da cidade do Rio de Janeiro, especialmente aquelas que vêm sendo objeto de atuação do EMAU-UFRJ. O projeto dá sequência às atuações já realizadas nos dois anos anteriores.
Palavras-chave
   habitação, direito à cidade, urbanização de favelas, escritório modelo
Público-Alvo
  Presume-se que as ações do EMAU/UFRJ possam ter uma aproximação com pelo menos duas favelas da cidade do Rio de Janeiro, durante a vigência do projeto: a Favela Indiana e a Favela do Morro do Alemão, cuja população totalizava, respectivamente, 789 e 10.468 habitantes, pelo Censo de 2000 do IBGE. São também considerados como público-alvo os dirigentes e técnicos da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que lidam com favelas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar