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POÉTICA DOS BUGRES: UMA INCURSÃO SOBRE ARTE, IDENTIDADE E O OUTRO
Protocolo do SIGProj:   191027.847.198767.27112014
De:04/08/2013  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Isabella Banducci Amizo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGEL/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Resumo da Ação de Extensão
  Em meados da década de 1960, no estado de Mato Grosso do Sul, Conceição Freitas da Silva, uma dona de casa pobre e semialfabetizada, dá início à produção de esculturas, as quais recebem o nome de bugres. Acostumada aos trabalhos pesados da roça, Conceição teve sempre uma vida simples e modesta, mesmo após a projeção e ampla difusão do seu trabalho. Tidos, a princípio, como peças artesanais, os bugres começam a ganhar espaço em museus e proporcionam à escultora reconhecimento em âmbito nacional, tornando-se, posteriormente, um dos principais ícones da arte sul-mato-grossense. Com a divisão de Mato Grosso, em 1977, e a busca por aspectos que caracterizassem o novo estado, os bugres ganham também o estatuto de marco identitário de Mato Grosso do Sul. A proposta deste projeto é compreender a trajetória da obra de Conceição, analisando a mudança de status pela qual passa e seus diferentes significados desde o início de sua produção, partindo de artesanato à obra de arte, e de obra de arte à marca de identidade do estado. O trabalho tem ainda como intuito analisar o contexto em que a obra é desenvolvida, um estado de costumes e produção agropecuária, em que pouco se valoriza arte e índio. Ainda, refletir sobre questões que permeiam sua realização e valorização, problematizando o motivo do reconhecimento do bugre de Conceição como símbolo de identidade, pensando no modo como se dá a construção de uma visualidade regional a partir de signos que compõem a cultura local e suas especificidades.
Palavras-chave
   bugres, arte, identidade, Conceição Freitas da Silva, Mato Grosso do Sul
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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