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POLÍTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: IMPLICAÇÕES DOS MOVIMENTOS DA REFORMA EDUCACIONAL
Protocolo do SIGProj:   190979.847.220964.30112014
De:15/10/2014  à  30/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Jeane dos Santos Silva Viana
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O final do século XX e início do século XXI vêm marcados por aceleradas e profundas transformações econômicas, políticas, ideológicas, socioculturais e teóricas. Desde então, a escola pública passou a adotar novas políticas de gestão e este novo arranjo educacional vem produzindo alterações significativas em todos os níveis da educação. Neste contexto, a vigente proposta de estudo objetiva-se a identificar e analisar o modelo de gestão educacional presente no IFMS – câmpus Corumbá, diante das configurações da reforma educacional. Além disso, compreender como as estratégias de gestão têm se materializado e se existem efeitos no trabalho docente causados pelas delimitações da nova gestão. Para o desenvolvimento desta pesquisa será adotado como orientação metodológica a abordagem do ciclo de políticas (formulada por Bowe e Ball) e como base teórica o materialismo histórico-dialético. Como procedimentos metodológicos, serão adotados: Pesquisa bibliográfica e levantamento de produção; Estudo de caso; Análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas com gestores e docentes do câmpus. A relevância do estudo se dá pela contribuição para o debate e/ou transformações nos delineamentos da gestão educacional no IFMS-CB, na medida em que, é por meio da gestão que as políticas públicas educacionais se efetivam.
Palavras-chave
   Políticas Públicas Educacionais, Gestão Gerencial, Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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