«« Voltar
Saúde Reprodutiva e Sexual do adolescente: aconselhamento em planejamento familiar e DST em comunidades escolares do Município do Rio de Janeiro (Cópia) 12-11-2013 (Cópia) 14-11-2014
Protocolo do SIGProj:   190964.924.130055.20112014
De:28/02/2015  à  27/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Beatriz Azevedo Queiroz
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Resumo da Ação de Extensão
  Projeto visa ampliar o trabalho que vem sendo desenvolvido desde de 2006 com experiências em 15 escolas, com enfoque educativo e participativo, com temáticas sobre saúde sexual e reprodutiva com os adolescentes, pais, professores e funcionários de Escolas. Tem um caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizando-se como método a qualidade da atenção prestada à essa clientela. A metodologia utilizada é através de oficinas, dinâmicas e praças de conversas, onde procura-se trabalhar vivências e experiências de forma interativa. O projeto tem parceria com o HESFA/UFRJ e o CMS Pindoro de Carvalho Rodrigues e o amais atualmente com o CEAM Chiquinha Gonzaga onde os alunos das escolas que necessitarem ou desejarem atendimentos específicos são agendados e atendidos pela equipe do projeto, fortalecendo assim o vínculo entre o profissional, o bolsista e o adolescente. Os resultados mostram a necessidade de incluir novas estratégias de ações educacionais, vinculadas às DST, no combate a epidemia do HPV, assim como a contracepção de emergência, a homossexualidade e mais a violência no namoro e porno-vingança. Procura-se atender as demandas dos pais, professores e funcionários sobre a saúde sexual e reprodutiva. Outra estratégia utilizada e a participação da equipe em nas atividades das escolas, como festa junina, feira de ciências, mostra cultural, dia dos pais, dia das mães, dentre outras datas, buscando com isso estreitar os laços com a comunidade escolar. Por fim, acreditamos que os profissionais de saúde devem romper como os muros institucionais, visando aproximar adolescente/jovens do acesso às informações para alcançar seus direitos sexuais/reprodutivos.
Palavras-chave
   saúde e reprodutiva, adolescência, educação em saúde, violência no namoro
Público-Alvo
  O público alvo será alunos matriculados nas escolas que estarão dentro do projeto, na faixa etária de 12 a 24 anos, ou seja, englobando adolescentes e adultos jovens, os professores, funcionários das escolas e pais dos alunos. O projeto tem previsão de ampliação do público para 3000 englobando alunos, pais, professores e funcionários.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O contato é feito também em cada turma, na Gremiação dos Estudantes, na coordenação educacional e na direção dos Colégios.
«« Voltar