«« Voltar
Webradio Audioativo.com: informação, entretenimento e cultura através das ondas de rádio digitais (Cópia) 18-11-2013 (Cópia) 09-08-2014 (Cópia) 14-11-2014
Protocolo do SIGProj:   190954.1484.125587.29052017
De:29/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Gabriel Collares Barbosa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ECO - Escola de Comunicação
Resumo da Ação de Extensão
  A Webradio audioativo.com é um canal online que, utilizando a linguagem do rádio e da internet, disponibiliza semanalmente programação sobre cultura, entretenimento, notícias, reportagens e entrevistas. Atualmente são quatro programas regulares. Há periodicidade e os mesmos contam com a participação de bolsistas e voluntários em todas as fases de produção - desde a proposição de pautas, passando pela execução (que envolve roteiro, apuração, captação de sonoras e gravação do texto base) à edição e postagem dos conteúdos na plataforma de uma webradio que trabalha com software livre (wordpress). Importante frisar que a página é hospedada e conta com o apoio técnico-logístico do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ e da Central de Produção Multimídia da ECO/UFRJ. É um projeto de modo permanente desde 2008. Notícias e eventos que ocorrem no campus da Praia Vermelha e na UFRJ, por exemplo, são objeto de trabalho de apuração. Assim, os programas apresentam conteúdo apurado pelos alunos de Jornalismo, com ênfase na prestação de serviço e na difusão cultural. Devido à programação, o foco majoritário da webradio são adultos jovens, de 18 a 25 anos, moradores do município do Rio de Janeiro e com, pelo menos, ensino fundamental completo. Uma das contribuições da webradio, que hoje conta com 10 mil acessos , é possibilitar ao público externo se inteirar do que é discutido na universidade e que, por razões mercadológicas, acaba ficando fora da pauta de cobertura da grande imprensa.
Palavras-chave
   webradio, podcast, radiojornalismo, jornalismo digital, jornalismo colaborativo
Público-Alvo
  Majoritário - Adultos jovens do município do Rio de Janeiro, com acesso a internet. Faixa etária de 18 a 25 anos e com ensino fundamental completo. Minoritário - Público interno da instituição, tal qual discentes, técnico-administrativos, prestadores de serviço e docentes.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   www.audioativo.com gabriel.collares@eco.ufrj.br
«« Voltar