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O TRABALHO COLABORATIVO E AS PRÁTICAS DOCENTES MOBILIZADAS POR UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Protocolo do SIGProj:   190910.847.220657.27112014
De:05/03/2014  à  28/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Patrick Ramalho de Oliveira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como objeto de estudo a prática docente do professor de Matemática. O objetivo principal é analisar as práticas docentes mobilizadas por um professor de Matemática de uma escola municipal de Campo Grande - MS, que nos últimos anos conseguiu índices acima da média da meta projetada (caminho traçado de evolução individual desse índice) e que participa de um projeto envolvendo trabalho colaborativo. Assim, para que se alcance o objetivo proposto será realizado as seguintes etapas: traçar o perfil do professor, a partir do contexto educacional; Investigar e analisar quais as práticas docentes que são mobilizadas pelo professor de Matemática. Como referenciais teóricos iremos nos apoiar nos seguintes autores: Tardif (2002), Nóvoa (2002), entre outros. .Adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa e o estudo de caso como metodologia. Como instrumentos para coleta de dados serão utilizadas entrevista, análise de documentos, gravações e diário de campo. Ao término dessa pesquisa, espera-se ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar discussões acerca da formação continuada de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.
Palavras-chave
   Observatório da Educação, Educação Matemática, Práticas Docentes, Formação Continuada
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
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