«« Voltar
MACHADO DE ASSIS NO CENÁRIO DA HQ.
Protocolo do SIGProj:   190899.847.197725.24112014
De:27/08/2013  à  29/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Sueli Lucas Hernandes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Este estudo tem como objetivo desenvolver, no 9º ano do Ensino Fundamental, a leitura de HQs que trazem a adaptação de obras literárias, neste caso, tem-se como foco as adaptações de contos de Machado de Assis. A escolha da obra machadiana, considerada literatura clássica, deu-se pela observação do distanciamento da literatura canônica no Ensino Fundamental, fato que responde por dificuldades com as leituras literárias no Ensino Médio. Dessa forma, na tentativa de tornar essas leituras atraentes, utilizamos as adaptações em HQs como alternativa capaz de motivar o público jovem, buscando aproximar o aluno do texto literário já nas séries finais do Fundamental, com a perspectiva de não ocorrer o estranhamento desse gênero textual nas séries subsequentes. Assim, há o propósito de aproximar o aluno do universo literário por intermédio da HQ, por ser um gênero que, atualmente, agrada o público jovem e surge e como uma opção para atrair o leitor juvenil.Este trabalho ancora-se nos estudos de Marisa Lajolo e Regina Zilberman, (1984), Isabel Solé (2006) e Angela Kleiman (2002 e 1996) sobre leitura e estratégias de leitura, Cosson (2014) que ressalta importância do letramento literário; Aguiar (2004), Vergueiro (2004) e Mendonça (2005 ) que propõem o trabalho com o texto não verbal para promover a formação leitora. Espera-se desenvolver estratégias com o texto verbal e não verbal que possam auxiliar no trabalho de formação literária do aluno.
Palavras-chave
   letramento literário, história em quadrinhos, Machado de Assis.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar