«« Voltar
Poema na Sala de Aula: Estratégias para a formação do aluno leitor.
Protocolo do SIGProj:   190897.847.220957.29112014
De:29/03/2014  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Kelly Brambilla Kolano Nicolau
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  RESUMO: POEMA NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR. O ensino de leitura ou a abordagem de textos poéticos em ambiente escolar ainda representa um obstáculo quase intransponível nas salas de aula da escola de ensino fundamental. Sem a pretensão de apresentar ou criar um novo método revolucionário de ensino de leitura e fruição estética, o projeto busca traçar um roteiro preparatório e de execução de uma Sequência Didática (SD) com o objetivo de elaborar um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos capaz de proporcionar aos alunos do nono ano do ensino fundamental um exercício que seja seguro e realista metodologicamente e estimulante e prazeroso enquanto fruição estética. Inicialmente, será feito um levantamento para se verificar o repertório dos alunos no que diz respeito ao texto poético e em seguida, será construída uma antologia de poemas considerados adequados para a série. De posse desta antologia, que será gradativamente apresentada aos alunos, a professora (Coordenadora do Projeto de pesquisa) deverá construir a SD, com a qual se desenvolverão todas as atividades de leitura e estudo do gênero poético, num período já determinado pela SD. Ao final, espera-se que os alunos registrem suas reações (gostou, não gostou, conseguiu aproveitamento razoável da sequencia etc.). Do referencial teórico necessário para fundamentar o presente projeto, destacam-se CANDIDO, Antonio (1972, Vera Teixeira de Aguiar (1997), Richard Banberger (2002), Marisa Lajolo e Regina Zilberman, (1984), Isabel Solé (2006) e Angela Kleiman (2002 e 1996).
Palavras-chave
   Poema, Formação leitora, Sequência Didática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar