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Indicadores de qualidade do Programa NEPSO nos projetos de ensino interdisciplinares envolvendo pesquisa de opinião na educação básica
Protocolo do SIGProj:   190875.927.41687.13112014
De:04/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Glória Maria Duarte Cavalcanti
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns
Unidade de Origem
  ADM - Administração
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa na educação básica tem sido cada vez mais enfatizada como forma de produzir aprendizagens. Os Parâmetros Curriculares Nacionais assim se referem ao tratar da importância da pesquisa nesse nível de ensino nas diferentes áreas de conhecimento: “Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais, os alunos buscam informações em suas pesquisas, registram observações, anotam e qualificam dados” (BRASIL, 2001, p 63). Um dos desafios quando se refere a aprendizagens realizadas tem sido a construção de instrumentos que ajudem ao mesmo tempo monitorar e oferecer elementos do ponto de vista pedagógico que evidenciem avanços e limites do processo de aprendizagem, dando-lhe suporte para tomada de decisões que garantam a qualidade do que é ensinado e aprendido. Isto constitui na essência a avaliação da aprendizagem. Segundo Luckesi (1995), Tome-se, por exemplo, estudos marcantes como os de Luckesi (2000; 1999), que destaca a função diagnóstica e de tomada de decisão em uma avaliação; os de Perrenoud (2000; 1999a; 199b), que enfatiza a avaliação como processo contínuo, cumulativo que possibilita a regulação das aprendizagens em curso no sentido dos domínios visados; os de Barlow (2006). (Cf. NASCIMENTO, 2014, p. 38-39). Contudo, a avaliação de projetos de pesquisa de opinião, como o que aqui se propõe, no âmbito da educação básica, ainda carece de procedimentos ou instrumentos, aqui chamados de indicadores da dimensão pesquisa NEPSO, que permitam avaliar a qualidade do projeto em si. É claro que esses projetos visam fundamentalmente à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e, portanto, seus resultados.
Palavras-chave
   Pesquisa de Opinião, indicadores de qualidade, ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade
Público-Alvo
  Professores da educação básica de Garannuns
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   gloriacavalcanti@yahoo.com.br; lucianocavalcanti@yahoo.com.br
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