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Construção de uma prática democrática e alternativa de formação de docentes de língua alemã em Escolas Públicas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   190812.924.130167.21112014
De:16/12/2014  à  16/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O presente Projeto, da forma que vem se desenvolvendo em seus três anos de atuação, está centrado hoje nos seguintes objetivos (aqui elencados de forma não hierárquica): (i) fomentar e promover discussões e pesquisas sobre temas que envolvam políticas educacionais, pedagogia, cultura, ensino de línguas estrangeiras e a formação democrática de professores; (ii) estruturar, implantar, administrar academicamente e expandir, com base nos recursos humanos e materiais disponíveis na Faculdade de Letras da UFRJ (FL/UFRJ) e no Instituto de Letras da UERJ (IL/UERJ), cursos de alemão como língua estrangeira em espaços públicos no Estado do Rio de Janeiro com vistas, simultaneamente, à complementação prático-pedagógica dos graduandos que dele participem e ao atendimento das necessidades das escolas atendidas; (iii) produzir e desenvolver materiais de ensino que estejam de acordo com o arcabouço teórico em que se pauta o Projeto, principalmente, o que envolve uma pedagogia crítica e cidadã. No que concerne especificamente aos cursos de língua alemã, cada um consistirá de duas aulas semanais de 90 minutos cada, a serem ministradas nas dependências disponibilizadas pela Biblioteca Parque de Manguinhos e pela Direção de cada escola onde estiver implantado, em 4 turmas de até 20 alunos cada. O público-alvo discente serão alunos da primeira à terceira série do Ensino Médio, assim como o público proveniente do entorno da Biblioteca Parque. Os cursos serão ministrados por graduandos e pós-graduandos de Português-Alemão daquelas instituições universitárias, e serão orientados por uma equipe de três docentes doutores das duas universidades participantes, em reuniões semanais.
Palavras-chave
   pedagogia crítica, políticas de ensino, ensino de línguas estrangeiras, discurso, identidade.
Público-Alvo
  São público alvo do Projeto os Professores universitários, discentes da graduação e pós graduação, e pesquisadores, principalmente nas áreas de ensino de línguas e formação de professores. O público alvo do curso de alemão, realizado no âmbito do Projeto, são os alunos de Ensino Médio da Rede Pública, além do público do entorno da Biblioteca Parque de Manguinhos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   www.letras.ufrj.br/liedh
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