«« Voltar
Biblioteca Escolar e Projeto Pedagógico: uma proposta de integração em escolas da rede pública
Protocolo do SIGProj:   190679.924.126236.21112014
De:28/02/2015  à  29/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Lucia Ferreira Gonçalves
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CAp - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto se configura em uma parceria da Biblioteca do CAp/UFRJ com a Escola Municipal Shakespeare, reunindo professores, bibliotecários e licenciandos de ambas as instituições com objetivo de construir uma proposta de integração das bibliotecas escolares e da sala de leitura. Para os alunos do 1º ao 5º ano será feito um trabalho integrado de formação de leitores e orientação à pesquisa escolar. No CAp/UFRJ será feito um trabalho de suporte à pesquisa escolar e normalização documental (1º ano do ensino médio). Pretende-se oferecer ao corpo docente da E.M.S. um campo de estudo e pesquisa sobre as relações entre o tecer (fios entremeados) e o texto (produção textual). O objetivo é a ampliação do potencial acadêmico, ético e político desse grupo na construção de uma autonomia pedagógica na elaboração de materiais didáticos. Para uma maior interlocução, as instituições utilizarão os recursos oferecidos pelas redes sociais para a promoção e divulgação das atividades literárias e culturais durante o projeto. As instituições situam-se no Jardim Botânico.
Palavras-chave
   Literatura, Educação, Ciência da Informação, Ciências Sociais Aplicadas
Público-Alvo
  O projeto se destina ao corpo discente das duas escolas, uma que realizará a ação e a outra externa, tendo como foco 610 alunos do ensino fundamental e 90 do ensino médio, perfazendo um total de 700; 25 docentes da comunidade externa.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Contato da Biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ: 2294-6597 ramal 30. E-mail: bibliotecacap@yahoo.com.br
«« Voltar