«« Voltar
UM MUSEU PARA TODOS: ADAPTAÇÃO DA EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DA TERRA (MUSEU DA GEODIVERSIDADE - IGEO/UFRJ) PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS (Cópia) 18-11-2013 (Cópia) 11-11-2014
Protocolo do SIGProj:   190539.925.129490.19112014
De:28/02/2015  à  27/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  MUSEUGEO - Museu da Geodiversidade
Resumo da Ação de Extensão
  A exposição de longa duração do Museu da Geodiversidade, chamada Memórias da Terra, ainda não pode ser considerada inclusiva, pois possui diversos elementos geradores de barreiras para as pessoas com deficiência. Nosso desejo é receber, com a mesma qualidade, todo o público que deseja conhecer o Museu da Geodiversidade e aprender mais sobre as Geociências e o nosso planeta. Isso ainda não é possível, mas com o desenvolvimento desta proposta inclusiva pretende-se adequar o circuito expositivo às necessidades diversas de seu público. Por isso, objetiva-se avaliar e propor diretrizes para o programa de Gestão do Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) levando em consideração acessibilidade, qualidade no atendimento, compromisso com a divulgação da ciência, direitos das pessoas com deficiência e ações para a sustentabilidade do programa, visando melhorar a experiência do público que visita o museu.
Palavras-chave
   Ensino não formal, Educação em Museus, Pessoa com deficiência, Inclusão.
Público-Alvo
  O público alvo é composto por pessoas com deficiência que frequentam a universidade, diferentes instituições Escolas Municipais com Educação Especial, Movimentos sociais, ONGs e Grupos Comunitários que atuam pela inclusão social da pessoa com deficiência. A aproximação destes parceiros também ocorrerá no decorrer do projeto. Embora todas as ações sejam direcionadas para o público acima mencionado, pode-se afirmar que todos os visitantes do Museu da Geodiversidade (cerca de 10 mil por ano) serão beneficiados pelas modificações. As ações são direcionadas para diminuir algumas barreiras, mas ampliam a experiência museológica de todos os visitantes.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar