«« Voltar
O Laboratório de ensino de história como espaço de construção do conhecimento histórico: aprendizagem, usos de fontes e cultura local.
Protocolo do SIGProj:   190151.934.178892.10112014
De:28/02/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Jaqueline Ap. Martins Zarbato
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  GAB/CPTL - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão tem como objetivo utilizar o espaço do Laboratório de ensino de História,( LEHIS) para analisar, investigar e abordar as utilizações das fontes históricas na sala de aula, propiciando aos estudantes, aos docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL e da Escola Estadual Padre João Tomes. Assim, a partir de oficinas temáticas pretende-se abordar as concepções sobre a cultura regional e local como subsídio para aprofundar as metodologias de ensino de aprendizagem na sala de aula. Neste sentido, a utilização de diferentes fontes históricas: fotografias, filmes, monumentos, objetos históricos podem ser utilizados no ensino de história. Porém, percebe-se nas práticas de ensino e mesmo nos estágios supervisionados a carência de fontes disponíveis e com concepções didáticas para que professores/as e estudantes possam ter acesso. Deste modo, no espaço do LEHIS serão realizadas as oficinas temáticas e atividades direcionadas para o trabalho com fontes históricas, com produção do conhecimento histórico.
Palavras-chave
   Ensino de história, metodologia da aprendizagem, laboratório de ensino.
Público-Alvo
  Professores/as e estudantes da Escola EStadual Padre João Tomes ( com 20 vagas para estudantes do Ensino Básico e Médio e para os/as professores/as de História na Escola.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar