«« Voltar
Programa de Prevenção e Enfrentamento à violência de Gênero no Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida
Protocolo do SIGProj:   190076.816.203732.07112014
De:01/03/2015  à  01/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Rosimar Souza dos Santos Borges
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  NEPP-DH - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos Suely Souza de Almeida
Resumo da Ação de Extensão
  O presente programa tem por objetivo atuar na prevenção e enfrentamento da violência de gênero, através da implantação do Centro de Referência para Mulheres, aliando o ensino, a pesquisa e à extensão. O programa tem por princípio a interdisciplinaridade e abrange cinco principais projetos: Atendimento Interdisciplinar para principalmente prestar atendimento à mulheres que se encontram em situação de violência; Oficina de Dança que objetiva trabalhar o conhecimento do corpo e a autoestima; Cine Pipoca, Curso de Educação em Direitos Humanos e Sensibilização de Profissionais de Saúde com intuito de difundir temáticas correlatas ao debate dos direitos humanos, direitos humanos das mulheres, violência de gênero e educação não-sexista. Cabe ressaltar o importante papel social do programa na ampliação do conhecimento e na formação discente, principalmente para o debate das temáticas citadas.
Palavras-chave
   direitos humanos, violência de gênero, mulher
Público-Alvo
  Para o Projeto Atendimento e Oficina de Dança o público-alvo são mulheres. O Cine-Pipoca e o Curso de Educação em Direitos Humanos está voltado para qualquer interessado em discutir as temáticas propostas nos projetos. O Projeto Sensibilização de Profissionais de Saúde tem como público o especificado no título. As atividades de Supervisão e Capacitação Continuada dos Bolsistas são direcionadas para equipe e bolsistas. Cabe observar que a equipe de bolsistas, técnico-administrativos e docentes foi incluída como público-alvo considerando que os mesmos também adquirem conhecimento durante o programa.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Contatos: Tel: 3938-5156/5180 e-mail: rosicrm@gmail.com / adri.crmm@gmail.com
«« Voltar