«« Voltar
Jogo 'Complexidade da vida': recurso pedagógico para prática da Educação Ambiental
Protocolo do SIGProj:   189794.847.5153.29112014
De:08/02/2015  à  30/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Karina Roberta Baseggio
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  O presente trabalho envolverá uma pesquisa de campo apoiada no método de Paulo Freire e nos momentos pedagógicos de Delizoicov com abordagem qualitativa envolvendo alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande/MS. Serão aplicados questionários com questões abertas e fechadas para todos os alunos da referida turma no intuito de verificar o conhecimento dos mesmos com relação a alguns conceitos básicos associados ao conteúdo meio ambiente bem como a existência de senso crítico diante das questões ligadas a Educação Ambiental. Será feito um debate sobre os princípios da Educação Ambiental e conceitos relevantes relacionados ao Meio Ambiente a partir da Carta da Terra (UNESCO, 2000) direcionando a discussão para quatro temas geradores: água, terra, ar e seres vivos. Após, os alunos serão divididos em grupos e a cada grupo será atribuído um tema gerador. Serão feitas atividades de desenho, pesquisa de imagens e informações da internet na sala de tecnologia a fim de que os alunos auxiliem na construção de um jogo didático e em momento posterior, haverá a prática do jogo. Durante o debate, confecção e prática do jogo serão realizadas observações em sala de aula, as quais serão registradas com propósito de análise. No término da pesquisa de campo, será aplicado novo questionário aos alunos a fim de constatar se o jogo didático proposto atingiu resultados favoráveis no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
   Meio ambiente, jogo didático, aprendizagem.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar