«« Voltar
Mostra Didática da Linguagem
Protocolo do SIGProj:   189673.927.158588.24112014
De:09/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Tatiana Simões e Luna
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEd - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto é uma continuação do projeto Oficinas Didáticas da Linguagem. A Mostra Didática da Linguagem diferencia-se do anterior, por estimular a produção de jogos educativos e de materiais didáticos para serem realizados nas oficinas e posteriormente publicados em formato digital. As oficinas constituem uma das estratégias de ensino-aprendizagem e avaliação de disciplinas do Curso de Licenciatura em Letras da UFRPE. Elas propiciam aos graduandos do sétimo período a oportunidade de atuarem como docentes e desenvolverem metodologias inovadoras para a abordagem das diversas práticas de letramento. Desde 1998, com a publicação dos Parâmetros Nacionais Curriculares, os gêneros do discurso foram tomados como objeto do ensino. Pesquisadores de diferentes perspectivas teóricas lançaram-se no estudo dos gêneros, e várias pesquisas foram publicadas, inclusive com propostas metodológicas para o trabalho em sala de aula. Vivemos em um momento histórico em que as práticas sociais de leitura e escrita têm sido estimuladas e difundidas tanto pelos programas de governo, como pela iniciativa privada e, principalmente, pela própria sociedade através de: ONGs, associações comunitárias, grupos religiosos. Entretanto, os resultados das avaliações revelam resultados desanimadores: conforme o INAF (2011/2012), apenas 26% da população adulta alfabetizada atinge o nível da leitura inferencial. Ancoradas nas pesquisas realizadas nos centros acadêmicos, tais oficinas pretendem minimizar a distância entre a universidade e a escola, oferecendo propostas de trabalho que tomam como foco as diversas práticas de letramento (impresso, digital, multimodal) e que explorem diferentes estratégias de leitura (inferencial, interlocutora e discursiva) em variados materiais.
Palavras-chave
   Oficinas, ensino de língua e literatura, gêneros do discurso, leitura, letramento
Público-Alvo
  Público-alvo: graduandos da Licenciatura em Letras e alunos do Ensino Médio de escolas públicas
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Oficinas-de-Didática-da-Linguagem-LetrasUFRPE/1406919496191583?ref=ts&fref=ts E-mail: oficinasdidaticas@yahoo.com.br
«« Voltar