«« Voltar
ESCOLA BÁSICA E PROCESSOS DE DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM DOCUMENTOS CURRICULARES: expressões do neoliberalismo educativo no contexto do desenvolvimento curricular
Protocolo do SIGProj:   189645.847.181987.05112014
De:28/02/2014  à  30/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Aline Rabelo Marques
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de pesquisa incorre em estudos acerca das complexidades social, epistemológica e ideológica presentes nas estratégias oficiais (nacionais e locais) para a distribuição de conhecimento. Essas análises estão delineadas pelas técnicas da pesquisa bibliográfico-documental, tendo como fontes documentais dissertações e teses (disponíveis na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses) e trabalhos completos apresentados nos Grupos de Trabalhos de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Currículo da Associação Nacional de Pesquisa em Educação, que tiveram como objeto de estudos os currículos produzidos para redes de ensino. Tal exercício está orientado pela hipótese de que esses documentos, introduzidos pelas reformas dos anos 1990, são expressões do neoliberalismo educativo, fundado nos princípios da privatização, descentralização, redução da esfera pública no oferecimento da educação, assim como na modificação do currículo ao serviço do mercado. Alguns questionamentos são tomados como norteadores, a saber: que tipo de desenho a relação distribuição de conhecimento e desenvolvimento curricular esboça? A busca por respostas a estes questionamentos está incrementada pelos contornos da teoria do capital humano, desde uma interpretação mais próxima de finais do século XX, apoiada na teoria do modelo de competências, ligado ao desenvolvimento curricular.
Palavras-chave
   Currículo, Escola, Neoliberalismo Educativo.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar