«« Voltar
Um estudo sobre a construção da identidade coletiva nos blogs do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da Diretoria de Ensino de Araçatuba, da turma 2004.
Protocolo do SIGProj:   189447.847.197702.17112014
De:29/08/2013  à  29/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Isabel Cristina Rissato dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto pretende estudar as novas tecnologias a partir da materialidade linguística dos blogs criados pelos professores de Língua Portuguesa da Diretoria de Ensino de Araçatuba, SP, com a turma 204 do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino”, realizado no segundo semestre de 2013. Estudar se as relações de identidades dos professores que são autores dos blogs apresentam diferenças na construção desse sujeito coletivo, ou seja, quais as marcas de autoria que sobressaem nesse blog coletivo: o sujeito que tem habilidades tecnológicas ou aquele que não sabe trabalhar com a tecnologia? A base teórica estará atrelada as concepções da análise do discurso francesa (AD), com apontamentos sobre a análise do discurso Pechetiana, no dialogismo Bakhtiniano, no conceito de virtualização de Levy, na constituição do sujeito Foucaultiano, na relação com a língua e a constituição do sujeito discursivo em Coracini e nas questões discursivas de autoria e sentidos em Orlandi (1998) e, espera-se poder colaborar com a análise dos blogs, na elucidação de como se constrói este novo sujeito professor de língua portuguesa no trabalho didático-pedagógico frente à inclusão das tecnologias no seu processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
   Inclusão digital, Professor de Língua Portuguesa, Sujeito discursivo
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar