«« Voltar
ENSINO DE CIÊNCIAS EM REDE: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE
Protocolo do SIGProj:   189174.847.115451.30102014
De:17/02/2015  à  29/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Neila Andrade Tostes López dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades e os limites de uma formação continuada, articulando os conteúdos de Ciências com as interfaces de comunicação do Moodle, para provocar mudanças na prática pedagógica dos professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME). Essa proposta tem sua origem nas dificuldades dos professores de Ciências no desenvolvimento de atividades utilizando as tecnologias, identificadas durante as apresentações dos relatos de experiência e nos acompanhamentos pedagógicos realizados nas escolas da REME pela equipe técnica da Divisão de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação/SEMED. A presente pesquisa apresenta uma metodologia de abordagem qualitativa, baseada nos pressupostos da pesquisa-formação, a fim de contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores para o uso das tecnologias por meio do Moodle. Ao longo dessa pesquisa-formação, os professores deverão explorar esse ambiente a fim de criar uma sala virtual e elaborar uma sequência didática, segundo uma abordagem construtivista, para ser aplicada em suas respectivas turmas (6º ao 9º anos) da REME. Espera-se que por meio destes produtos finais, os professores criem uma rede de aprendizagem de Ciências da REME, promovendo o diálogo e a socialização dos saberes entre os docentes.
Palavras-chave
   Formação de professores, Ensino de Ciências, Ambiente Virtual de Aprendizagem
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar