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Estratégias de Parentocracia na Escolarização de Agentes da Educação Básica: um estudo sobre a presença de professores particulares
Protocolo do SIGProj:   189040.847.90449.29102014
De:31/12/2014  à  27/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Letícia Casagrande Oliveira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Essa pesquisa pretende realizar um estudo sobre como professores particulares são introduzidos nos processos de escolarização de agentes na Educação Básica, ou seja, como se configura a estratégia das famílias (parentocracia) para garantir o sucesso escolar de seus filhos. Compreendemos que cada vez mais, as famílias se tornam responsáveis pela organização das atividades escolares, assim a perspectiva da meritocracia é substituída pelo conceito de parentocracia. Para desenvolver essas estratégias, consideramos que seja necessário que a família realize um acompanhamento escolar. A partir desse acompanhamento se torna perceptível quais são as dificuldades de aprendizagem, e a busca por alternativas que possam servir como solução para o problema. As discussões sobre estratégias de escolarização que levam ao sucesso e longevidade escolar a partir do acúmulo de capitais, nas diversas frações de classe, se fazem cada vez mais presentes no campo da pesquisa educacional. Temos em Pierre Bourdieu e seus interlocutores uma grande referência para os estudos nessa área. Do ponto de vista metodológico, faremos uma revisão bibliográfica, que resultará em um estado da arte sobre o objeto de estudo. Além disso, realizaremos entrevistas com professores particulares e famílias que buscam por esse profissional e observaremos boletins escolares. Pretendemos investigar as particularidades e características da atuação de professores particulares.
Palavras-chave
   Família, Escola, Professor Particular
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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