«« Voltar
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CAMPO GRANDE/MS
Protocolo do SIGProj:   188893.847.218329.26102014
De:31/12/2014  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ewângela Aparecida Pereira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Essa pesquisa pretende realizar uma investigação sobre as relações estabelecidas entre famílias e escolas que oferecem cursos técnicos de nível médio, na área da Educação Profissional, tendo como principal objetivo, as estratégias mobilizadas pelas famílias e escola para a permanência dos estudantes nesses cursos, bem como as expectativas dessas famílias e da instituição de ensino sobre essa forma de escolarização social. O campo de pesquisa é o Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul (IFMS), que oferece cursos técnicos em sua maioria integrada ao ensino médio na área da Educação Profissional. O nosso objetivo é identificar, descrever e analisar as estratégias e investimentos da família e da escola nesses processos de escolarização, bem como os papéis desenvolvidos por cada uma dessas instituições com estudantes de cursos técnicos de nível médio. O referencial teórico adotado tem como fundamento os conceitos-chave da teoria de Bourdieu, tais como: habitus, capitais (econômico, cultural, simbólico, social), campo social e estratégias dentro de uma concepção sistêmica e relacional da realidade social. Pretende-se realizar entrevistas e aplicar questionários com diretores, professores pais/responsáveis e estudantes. Esperamos que os resultados deste trabalho fomente novos estudos sobre a relação família e escola na formação profissional técnica de nível médio em Campo Grande/MS, além de levantar outras questões de investigação na área aqui abordada, contribuindo para a ampliação dessa temática nas investigações desenvolvidas na sociologia da educação.
Palavras-chave
   FAMÍLIAS, ESCOLA, ESTRATÉGIAS
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar