«« Voltar
Entre os nós da Governamentalidade e o resgate do prestígio da escola pública: Projeto Master
Protocolo do SIGProj:   188699.847.217162.10112014
De:29/11/2014  à  27/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Corrêa Pires
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente investigação constitui-se no processo de estudo visando avaliar o contexto em que são forjadas as políticas educacionais, em um campo de conflitos e contradições, que extrapolam discussões com atenção apenas nas análises referentes à prática pedagógica em seus limites da instituição escolar, fazendo uma reflexão a partir da ação da governamentalidade, conforme pressuposto metodológico de Michel Foucault, contida na elaboração e implantação do “Projeto Máster”, um subprograma do Plano de Ação Pedagógica - “Resgate do Prestígio da Escola Pública” – no Estado de Mato Grosso do Sul, no biênio 1989-1990, no Brasil. As análises a serem realizadas terão sustentação na pesquisa documental e entrevistas realizadas, com egressos que frequentaram a esta instituição escolar. A partir do princípio que a governabilidade sugere o resgate de elementos que compuseram os processos daquela época, requerendo estudar a formação do novo Estado e a pós-divisão, pontuando dentre os artefatos as táticas políticas que fabricaram a escola pública em Mato Grosso do Sul, com a finalidade de apontar que as intervenções políticas no campo educacional, revelam novas táticas e velhos entraves no processo de escolarização, permanentes até os dias atuais, tendo como estratégia a complexa rede de poder que regulamenta a população pelos cálculos e táticas de governo
Palavras-chave
   Políticas Educacionais, Governamentalidade, Escola Pública
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar