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Do modelo biomédico à clínica ampliada:influência do SPE entre estudantes de medicina
Protocolo do SIGProj:   188659.847.218582.29112014
De:29/05/2014  à  29/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Socorro Andrade de Lima Pompilio
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  PPGSF - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
Resumo da Ação de Extensão
  A formação médica está relacionada com muitos marcos históricos, que deixaram suas contribuições na forma de exercer e praticar a medicina. Reflexões são necessárias para redirecionar posturas que não colaboram para uma medicina mais humana e solidária. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina, caracterizam o perfil dos egressos como profissional generalista, comunicativo e capaz de resolver problemas. Nesse sentido, o curso de medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp busca a formação desses profissionais por meio do seu projeto pedagógico, alicerçado em três eixos: currículo integrado, aprendizado baseado em problemas e o ensino orientado à comunidade. O acadêmico vivencia desde os primeiros dias do curso de medicina a Estratégia de Saúde da Família, delineando assim sua identidade profissional.Para tanto, iniciativas que aprimorem e fomentem uma abordagem mais integral da pessoa e do processo saúde doença são recomendáveis. O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) vem auxiliar no desenvolvimento de habilidades médicas mais democráticas e resolutivas, conforme preconizados nas diretrizes da Clinica Ampliada, direção sinalizada pelo Ministério da Saúde como aporte necessário à prática profissional, com o resgate da singularidade do sujeito, a valorização das trocas afetivas e o incentivo à autonomia da pessoa.É objetivo desse trabalho compreender as influências dessa intervenção na formação médica. Para tanto delineou-se uma pesquisa qualitativa, com o intuito de captar a percepção do acadêmico e professores frente às atividades desenvolvidas. Como meio para atingir os objetivos propostos, serão desenvolvidos grupos focais e entrevistas e os resultados analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.
Palavras-chave
   Educação médica, Programas Nacionais de Saúde, Competência Clínica, Estratégia de Saúde da Família
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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