«« Voltar
Cuidado e educação de crianças pequenas: entre o imaginário e a realidade na perspectiva das famílias de crianças de 0 a 3 anos moradoras do campo
Protocolo do SIGProj:   188343.847.54285.27112014
De:01/12/2014  à  29/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Maria de Fatima Ribeiro
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto pretende abordar a temática da Educação Infantil do Campo, tem como objetivo geral, compreender quais são os significados da creche para as famílias moradoras do campo no município de Corumbá- MS. A realização desta pesquisa justifica-se pela necessidade de se produzir conhecimento cientifico sobre os sujeitos do campo, visto que, o número de trabalhos acadêmicos encontrados é incipiente, diante da diversidade de lugares, infâncias, de povos que o nosso país possui. Certamente sabemos muito pouco sobre como vem sendo ofertada a educação para estas populações. Esta pesquisa compreende as seguintes etapas. Aprofundamento teórico dos seguintes temas: Educação do Campo, Educação Infantil do Campo, leis e políticas para o campo e para a Educação Infantil do Campo; consulta ao censo do IBGE a fim de levantar a quantidade de crianças moradoras nas áreas rurais do município de Corumbá e aos dados do INEP a fim de levantar os dados sobre a educação e as escolas da área rural. Além disso, será feita uma consulta nas escolas rurais dos assentamentos. Elaboração e realização de entrevista semi estruturada com as famílias que possuem crianças de 0 a 3 anos para conhecer o que elas pensam sobre o atendimento das crianças em instituições de Educação Infantil, no caso a creche e também para possibilitar compreender como vivem as crianças pequenas na comunidade, quais tipos de atendimentos elas recebem.
Palavras-chave
   Educação Infantil do campo, creche, famílias
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar