«« Voltar
'Dança Comunidade' - Uma Experiência Vivida pela Arte do Movimento Humano 2ª Edição
Protocolo do SIGProj:   188307.793.279.21102014
De:20/11/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Rosangela Villa da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  GAB/CPAN - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto de Extensão “Dança Comunidade”- Uma Experiência vivida pela Arte do Movimento Humano 2ª Edição, surgi do belíssimo trabalho oriundo da bem sucedida parceria entre o “UNO” - Grupo de Dança da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e o CAIJ – CRIPAM (Centro de Apoio Infanto Juvenil), que tem como proposta propiciar às comunidades de Corumbá e Ladário/MS, o acesso aos bens produzidos culturalmente pelo ser humano, experiência esta vivida pela “Arte do Movimento Humano”. Neste sentido, pretendemos provocar a reflexão de paradigmas culturais já existentes, despertando o interesse e o olhar crítico e investigativo para as relações possíveis entre a realidade dos sujeitos e as diferentes formas de arte, em particular a dança. Esta ação de extensão parte de experiências anteriores desenvolvidas pelos Projetos de Extensão Universitária “Laboratório Contemporâneo para a Educação do Movimento Corporal” em 05 edições (2006 a 2010), “Dança-Arte-Educação no Processo de Formação Humana” em 02 edições (2011 e 2012) e o 'Dança Comunidade'. A partir destas experiências, formou-se o “UNO”- Grupo de Dança, composto atualmente por 10 bailarinos, que ao longo desses 09 anos tem trabalhado com afinco para difundir e problematizar a dança, construindo uma linguagem particular e infinita, não se enquadrando em rótulos ou sistemas de regras fixas e imutáveis, códigos ou princípios ordenados na concepção comum de dança, que a cada trabalho produzido surpreendem por inserir na dança contemporânea elementos cênicos e afirmando sua contemporaneidade, mesclando as técnicas com o cotidiano do público.
Palavras-chave
   Cultura, Corpo, Dança, Arte-educação.
Público-Alvo
  Acadêmicos dos diversos cursos do Campus do Pantanal, profissionais liberais , professores e estudantes das redes pública e privada de ensino de Corumbá, Ladário e Bolívia. Além das crianças, adolescentes, jovens e pais atendidos pelo CAIJ-CRIPAM dos Bairros Cristo Redentor e Cravo Vermelho I, II e III.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   'UNO' - Grupo de Dança da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal. (67) 9239-6884/9968-7551 unodanca@yahoo.com.br Coreógrafo: Joseney Ribeiro Rondon (Jô Diuary) Coordenadora da Ação de Extensão: Profª Drª. Rosangela Villa da Silva CAIJ/CRIPAM - Centro de Apoio Infanto Juvenil e Casa de Recuperação Infantil Pe. Antônio Müller. (Bairro Cristo Redentor - Corumbá/MS) (67) 3232-0290 Coordenadora Geral: Luciene da Costa Cunha Coordenador Adjunto: Luciano Gonçalves
«« Voltar