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ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – ESTRATÉGIAS E AÇÕES DA DIVISÃO DE ACESSIBILIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS/ DIAF NA UFMS
Protocolo do SIGProj:   188295.847.208040.02102014
De:19/11/2014  à  15/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Leila Lima de Souza Santana
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa pertence à Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação do Curso de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do sul e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - MS e do GT 11-Política de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Passei a integrar o Projeto de Pesquisa “Política de Educação Superior no Brasil Pós-LDB/1996: Impactos na Região Centro-Oeste”, coordenado pela minha orientadora; também passei a integrar a pesquisa “Política de Expansão da Educação Superior no Brasil” (OBEDUC-CAPES-INEP), sob a Coordenação Nacional da Profª Dra. Deise Mancebo – UERJ. A Educação Superior (ES) sempre privilegiou apenas um segmento populacional, e o acesso dos estudantes ao ensino superior seja por discriminação, preconceito ou fatores econômicos é restringido, sendo a sua representatividade mínima em comparação ao perfil total da população brasileira, (CASTRO, 2011). Como forma de tentar corrigir essa disparidade que configura-se, e vem sendo adotadas as Políticas de Ações Afirmativas (AAs), que têm por objetivo corrigir as desigualdades de oportunidades. Tem por Objetivo analisar a Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (DIAF) enquanto uma estratégia para garantir o acesso e permanência de estudantes de graduação à Educação Superior na UFMS. Trata-se de uma pesquisa com perspectiva hermenêutica dentro dos procedimentos metodológicos reflexivos, compreenderá um levantamento de produções relevantes ao tema existentes, análises de materiais bibliográficos e documental que permitam o entendimento do objeto de estudo.
Palavras-chave
   Acesso e Permanência, Programa Incluir, Políticas de Educação Superior, Políticas de Inclusão
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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